Você sabia que, após ter tido uma lesão por acidente de trabalho ou uma lesão por esforço repetitivo, com sequelas ou limitação funcional, é possível pedir isenção de imposto de renda sobre seu benefício de aposentadoria ou pensão?
A isenção de imposto de renda nada mais é do que deixar de pagar o imposto de renda sobre aposentadoria e/ou pensão.
Desta forma, o desconto mensal é retirado e é possível pedir a devolução de todos os valores pagos de imposto de renda nos últimos 5 (cinco) anos.
Quem tem direito ao benefício de isenção de imposto de renda?
Caso receba dois benefícios (aposentadoria e pensão por morte) poderá ter direito a isenção de imposto de renda nos dois.
Caso ainda tenha previdência privada/complementar poderá ter direito a isenção de imposto de renda.
Portanto, sendo aposentado/pensionista e portador de moléstia profissional (lesão por acidente de trabalho/acidente de trajeto ou lesão por esforço repetitivo) poderá ter direito à isenção de imposto de renda sobre a aposentadoria/pensão, e, inclusive, a restituição do imposto pago.
Esta é apenas uma das doenças graves que podem dar direito ao benefício fiscal.
Caso tenha alguma dúvida, procure um advogado.
Se você tem mais de um emprego, existe um limite máximo de contribuição ao INSS.
Leia maisSe você é aposentado e/ou pensionista do INSS, ou até mesmo do Regime Próprio, e possui doença grave, ainda que curada, pode ter direito a isenção de imposto de renda sobre aposentadoria e/ou pensão por morte.
Leia maisTenho deficiência física ou mental, posso me aposentar mais cedo? Quais são os requisitos para requerer a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição?
Leia maisDesfrute de uma aposentadoria antecipada e com vantagens exclusivas!
Leia mais